Seguinte, recebi alguns pedidos para contar minha experiência com compras internacionais, então resolvi criar um post onde vou relatar, tanto experiências nacionais como internacionais, e também, algumas dicas importantes na hora de fazer suas compras.
Todas as lojas em que realizei comprinhas de maquiagem serão citadas aqui, sejam experiências boas ou ruins, afinal, isso pode ajudar a nortear muitas pessoas que tem dúvidas, quanto a realizar compras pela net, querendo ou não, a primeira compra em uma lojinha virtual que não conhecemos, sempre rola um medinho básico não é !?
Ressalto que, estas são minhas experiências, então o que ocorre com uma pessoa em determinada compra, pode ser uma experiência totalmente diferente para outras ok?
Vamos começar com algumas dicas de segurança, antes de falar de minhas experiências pessoais.
Isto servirá para qualquer tipo de compra que você venha a fazer virtualmente.
Com uma busca rápida em sites de procons, a gente consegue um bom norteador para a compra virtual não abacar se tornando, um tremenda dor de cabeça! Desta forma para facilitar a vida de vocês, compilei uma série de informações que considero primordiais, antes de fecharmos uma compra.
Observando que esta lista é extensiva, então, se você quiser acrescentar mais alguma diquinha nos coments, não deixe de fazer, isso pode ajudar muitas pessoas a ficarem espertas e fazerem uma boa compra.
1 - Verifique se a loja virtual possui endereço físico, dados como CNPJ, e-mail e telefones de contato.
Ficou com dúvidas ou não encontrou as informações que precisava? Não exite em ligar para o SAC da loja e pedir dados como, CNPJ e os dados cadastrais da loja virtual.
Vai que dá uma pendenga depois da compra e você precisa ligar ou contatá-los, da forma que for??? É melhor se antecipar aos acontecimentos, do que chegar na hora e não ter um telefone funcionando, ou um e-mail para esclarecer alguma situação, não é mesmo?
2 - Vai comprar com cartão de crédito fia? CUIDADO!
Este ponto é muito importante, pois temos milhares de ocorrências todos os dias de cartões clonados ou com os dados roubados! Fique atento se a lojinha possui os dados blindados. Isso é visualizado através de um ícone, na figura de uma cadeado, no canto superior direito da janela do navegador.
Sites que contém este ícone possuem ambiente seguro e os dados do cartão não são abertos.
Ah, o site da loja deve começar com https://, caso não possua, é melhor desconfiar...
3 - Acesse, preferencialmente, de seu computador, quando for realizar compras online.
Evite acessar o comércio eletrônico (isso vale para internet banking também!) em lan houses, cyber cafés, bibliotecas, etc., ou computadores de terceiros, é perigoso pois não conhecemos os aplicativos de segurança destas máquinas.
4 - Consulte a opinião de outros consumidores.
Pergunte a amigos, conhecidos, vizinho, papagaio e cachorro (rsrsr, tá não precisa tanto), mas falando sério, colete o maior número possível de informações de outros consumidores, sobre o comércio eletrônico, no qual, deseja realizar suas compras.
A melhor forma de propaganda, boa ou ruim, ainda é a opinião do consumidor, claro que, lembrando o que comentei acima, às vezes a experiência de um é totalmente diferente de outro, mas... 10 experiências ruins querem dizer alguma coisa não concordam?
Atentem-se que, em geral, sites e lojas virtuais possuem espaços específicos para criticas, opiniões e sugestões, mas não procurem só nelas, deêm uma geral pela internet.
5 - Formas de pagamento
Segundo pesquisas, a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores virtuais é o cartão de crédito, por isso, muito cuidado e atenção ao finalizar suas compras. Observe atentamente, valor total, juros, parcelamento, e todas os dados que forem necessários, para que sua compra seja conforme seu entendimento final.
Atualmente existem plataformas facilitadoras de pagamento, como o Paypal, Pagseguro, Pagamento digital, etc., que intermeiam as compras, oferecendo segurança não só no pagamento em si, mas também no recebimento das mercadorias, dando segurança desde prazos, até reembolsos. É bem interessante pois, estas empresas, assumem um grau de responsabilidade sobre as transações, incluindo o intermédio de compras em sites estrangeiros.
Outro ponto a atentar, é quanto a sites ou lojas que só aceitam pagamento à vista ou via depósito, nestes casos, é ideal voltar ao passo 4 e buscar a opinião de quem já realizou compras no estabelecimento.
6 - Prazo de arrependimento.
É direito do consumidor, em caso de compras pela internet (incluindo compras por telefone e catálogos) a devolução da mercadoria, o chamado tempo de arrependimento, no prazo de 7 dias úteis, a contar da data de recebimento.
Consulte se o site possui política de troca e devolução, isso garantirá um conjunto de normas que a empresa dispõe em caso de insatisfação do cliente.
O site deve oferecer deste a possibilidade de trocas até o reembolso total do valor do produto, incluindo os custos de frete!
Gente, estes são os pontos mais importantes, na minha opinião, claro que, como qualquer pessoa, já dei minhas mancadas, mas graças a Deus, nada que não tivesse conseguido resolver.
E olha, nada de neura na hora da compra, estas são dicas super simples e não dão trabalho nenhum.
Faça suas compras e se divirta, pois é muiiiito prazeroso a horinha do carteiro trazendo nossas encomendas! É mara! hahahah. Boa compras amores!
E vocês tem mais alguma dica legal para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!
O próximo post da série será sobe minhas comprinhas nacionais! Aguardem!
E olha, nada de neura na hora da compra, estas são dicas super simples e não dão trabalho nenhum.
E vocês tem mais alguma dica legal para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!
O próximo post da série será sobe minhas comprinhas nacionais! Aguardem!
Beijus, beijus.
Lú Thielen.
Lú Thielen.
Fontes:
www.procon.campinas.sp.gov.br
www.economia.estadao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá querido leitor! sua opinião é muito importante para o blog! Participe!